
Saúde mental no trabalho: mudanças com a nova NR01 em 2025
SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE DE TRABALHO E AS ALTERAÇÕES NA NORMA REGULAMENTADORA nº 01
As Normas Regulamentadoras (NRs) são instrumentos instituídos pelo Ministério do Trabalho e Emprego e com o objetivo de garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores no Brasil. A partir de maio de 2025, entrarão em vigor alterações na Norma Regulamentadora nº 01, que exigirão que os empregadores adequem seus Programas de Gerenciamento de Riscos (PGR).
De acordo com a atividade econômica e os setores onde são executados a prestação dos serviços, os empregadores deverão analisar e documentar se o ambiente laboral pode desencadear não apenas transtornos físicos ou biológicos, mas também fatores psicossociais que possam afetar a saúde mental de seus empregados.
Dentre os riscos de natureza psicossocial frequentemente discutidos em ações na Justiça do Trabalho, destacam-se: cobranças excessivas, prazos apertados, ameaças de demissão, síndrome de Burnout, depressão, síndrome do Pânico, assédio moral, dano moral, etc.
Assim, é fundamental que o empregador investigue, previna e, uma vez identificados esses riscos psicossociais, adote medidas eficazes para garantir um ambiente de trabalho mentalmente saudável.
Tais medidas incluem: incentivar o respeito mútuo entre os funcionários, disponibilizar canais abertos de comunicação, promover treinamentos e capacitação, especialmente para as lideranças, sobre assédio no ambiente de trabalho e resolução de conflitos, além de oferecer suporte psicológico.
Realizar avaliações regulares para identificar e monitorar esses riscos psicossociais também é essencial.
Essas ações visam não apenas a conformidade com as disposições da Norma Regulamentadora, mas também a redução de afastamentos e prejuízos decorrentes do absenteísmo, a diminuição de ações na Justiça do Trabalho relacionadas ao tema e a prevenção de multas e sanções aplicadas pelos órgãos fiscalizadores em razão do descumprimento dessa norma.
A promoção da saúde mental no ambiente de trabalho é uma responsabilidade compartilhada que beneficia tanto os empregados quanto os empregadores, contribuindo para um ambiente mais saudável, produtivo e equilibrado, com impacto direto na consolidação da marca empresarial e na satisfação profissional do empregado.
Artigo escrito pelo Dr. Maurício Augusto Sapata Martins – OAB/SP 370.412. advogado trabalhista na MORELLI & D’AVILA SOCIEDADE DE ADVOGADOS, Pós graduado em Direito e Processo do Trabalho. Pós graduado em Direito Civil, Processual Civil e Direito Empresarial.

Navegação Lateral
Buscar
Categorias
Direito Bancário
6Direito Civil
70Direito Condominial
26Direito Consultivo
31Direito Contratual
3Direito das Sucessões
6Direito de Família
29Direito do Consumidor
16Direito Empresarial
13Direito Imobiliário
3Direito Médico
5Direito Possessório
1Direito Previdenciário
4Direito Trabalhista
13Direito Tributário
7Pautas Sociais
16
Post em Destaque

Lei do Não é Não: combate ao assédio e ao machismo

Lei Manuela: novas regras de segurança em piscinas coletivas

Violência contra a mulher no Brasil: porque é um dever jurídico e social combatê-la!

Consciência Negra no Brasil: por que é nosso dever jurídico e social lutar contra o racismo


