
POR QUANTO TEMPO ALGUÉM PODE FICAR NEGATIVADO?
Por força da avassaladora crise econômica em nosso país, elevam-se o número de CPF’s negativados em órgãos de proteção ao crédito, especialmente junto ao SPC e SERASA.
Diante deste quadro caótico, tanto clientes como fornecedores muitas vezes sofrem por desconhecerem a legislação competente, no que atine aos seus direitos e deveres.

Visando simplificar a questão, vamos tirar algumas dúvidas com relação a esse assunto nesse post:
-
Tempo de atraso de pagamento de uma conta que possibilita ao credor negativar o devedor
O CDC (Código de Defesa do Consumidor) não determina prazo mínimo/específico tanto, ou seja, um único dia de atraso já enseja a inclusão no SPC ou SERASA.
Não é obrigatório, porém quando o SPC e o SERASA recebem a indicação do credor para a inclusão do nome do devedor, pode enviar uma carta a este último, indicando 10 dias de prazo para a regularização antes da negativação.
-
Contas não pagas que podem ser negativadas
Qualquer conta pode ser objeto de negativação, se não paga no vencimento, o que inclui energia elétrica, água, telefone, internet, TV por assinatura etc., além das mais conhecidas, tais como: cheques devolvidos, empréstimos bancários, ações judiciais, impostos, carnês de lojas, títulos protestados e dívidas vencidas em geral.
-
Prazo para que a empresa retire o nome do devedor dos órgãos de proteção, após a quitação da dívida
O prazo é de 5 dias úteis, sendo que na hipótese de renegociação, fluirá a partir do pagamento da primeira parcela.
-
Direitos de quem foi indevidamente negativado
A primeira providência a ser tomada é procurar por um advogado de confiança e apresentar-lhe a documentação que envolve a causa, principalmente a certidão que aponta a negativação.
Com o ajuizamento da ação, é provável que o juiz a curto prazo conceda uma liminar, fixando um prazo para que o credor dê baixa na indevida negativação.
E frise-se que nesta mesma ação pode-se postular pelo recebimento de indenização por danos morais e materiais, se houver prova nesse sentido.
-
Pensão alimentícia atrasada
Na ação de execução de alimentos, se solicitado pelo credor, o Juiz pode ordenar a expedição de ofício aos órgãos de proteção ao crédito, nesse sentido.
-
Investigar se o CPF está negativado
Para não correr o risco de cair em “pegadinhas” da internet e ganhar de brinde um vírus, sugere-se a ida pessoal consultando ao SPC e SERASA, portando seus documentos pessoais e ali solicitar a informação.
-
Prazo em que o nome pode ficar negativado
O máximo é 5 anos, a partir do primeiro dia de atraso da dívida original e não da data da negativação.
-
A prescrição da dívida
O órgão deverá fazer a baixa após decorrido o prazo legal (5 anos), sem necessidade de qualquer solicitação por parte do devedor. Se não o fizer, o consumidor poderá acioná-lo judicialmente nesse sentido e até mesmo pleitear pelo recebimento de indenização por danos morais e materiais, se houverem provas factíveis.
Considerações finais
As informações ora prestadas, sucintamente, são apenas perfunctórias, servindo apenas como norte inicial, sendo de bom alvitre a contratação de um advogado, para maior amplitude de compreensão dos direitos e deveres oriundos desta tormentosa temática.
E é nesse contexto que a MORELLI & D’AVILA pode prestar eficaz assessoria jurídica, no momento de garantir a salvaguarda de seus direitos, para que não sejam violados.
Deseja saber mais sobre a pauta tratada nesta matéria? Temos um time de especialistas para lhe auxiliar nestas questões jurídicas e em tantas outras que você necessitar.
Fique à vontade também para escrever um e-mail: contato@morellidavila.adv.br. Aproveite para curtir nossa Fan page e para acompanhar nossas atualizações no Instagram!
Se desejar, entre em contato direto conosco por WhatsApp: http://bit.ly/morellidavilawhatsapp e marque uma consulta!

Navegação Lateral
Buscar
Categorias
Direito Bancário
6Direito Civil
69Direito Condominial
25Direito Consultivo
31Direito Contratual
3Direito das Sucessões
6Direito de Família
29Direito do Consumidor
16Direito Empresarial
12Direito Imobiliário
3Direito Médico
5Direito Possessório
1Direito Previdenciário
4Direito Trabalhista
13Direito Tributário
7Pautas Sociais
15
Post em Destaque

Violência contra a mulher no Brasil: porque é um dever jurídico e social combatê-la!

Consciência Negra no Brasil: por que é nosso dever jurídico e social lutar contra o racismo

Assessoria Jurídica Empresarial Permanente: porque sua empresa precisa dela.

Necropolítica nas Favelas: até quando vamos normalizar a morte dos mesmos corpos?


