
EMPREGADO DOMÉSTICO: INFORMAÇÕES PARA SUSPENSÃO E REDUÇÃO SALARIAL
A possibilidade de suspensão do contrato de trabalho ou a redução de salários com redução de jornada para empregado doméstico no ESOCIAL.
A Medida Provisória nº 936/20 criou um programa emergencial com pagamento de benefício pelo governo para evitar demissões no período do estado de calamidade pública. Há procedimentos para quem deseja aderir ao programa.
Este considera a suspensão do contrato de trabalho ou a redução de salários com redução proporcional de jornada, através de pagamento aos trabalhadores de um Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda.
O benefício se dará a partir da data do início da redução da jornada de trabalho e de salário ou da suspensão temporária do contrato de trabalho, com os seguintes objetivos:
- Preservar o emprego e a renda;
- Garantir a continuidade das atividades laborais e empresariais; e
- Reduzir o impacto social decorrente das consequências do estado de calamidade pública e de emergência de saúde pública.
O benefício será de prestação mensal e devido a partir da data do início da redução da jornada de trabalho e de salário ou da suspensão temporária do contrato de trabalho, observadas as seguintes disposições:
- Pactuação por acordo individual escrito entre empregador e empregado, devendo a proposta ser encaminhada ao empregado com antecedência mínima de 2 dias corridos;
- O empregador informará ao Ministério da Economia a redução da jornada de trabalho e de salário ou a suspensão temporária do contrato de trabalho, no prazo de 10 dias, contado da data da celebração do acordo;
- A 1ª parcela será paga no prazo de 30 dias, contado da data da celebração do acordo, desde que a celebração do acordo seja informada no prazo de 10 dias, contado da data da celebração do acordo;
- O Benefício Emergencial será pago exclusivamente enquanto durar a redução proporcional da jornada de trabalho e de salário ou a suspensão temporária do contrato de trabalho.
Se você tem alguma dúvida, a Morelli & d’Avila tem um time de especialistas preparado para atender as suas necessidades nesse e muitos outros assuntos.
(19) 3232-6188
(19) 99445-0484
contato@morellidavila.adv.br
Entre em contato direto por WhatsApp: http://bit.ly/morellidavilawhatsapp

Navegação Lateral
Buscar
Categorias
Direito Bancário
6Direito Civil
69Direito Condominial
25Direito Consultivo
31Direito Contratual
3Direito das Sucessões
6Direito de Família
29Direito do Consumidor
16Direito Empresarial
12Direito Imobiliário
3Direito Médico
5Direito Possessório
1Direito Previdenciário
4Direito Trabalhista
13Direito Tributário
7Pautas Sociais
15
Post em Destaque

Violência contra a mulher no Brasil: porque é um dever jurídico e social combatê-la!

Consciência Negra no Brasil: por que é nosso dever jurídico e social lutar contra o racismo

Assessoria Jurídica Empresarial Permanente: porque sua empresa precisa dela.

Necropolítica nas Favelas: até quando vamos normalizar a morte dos mesmos corpos?



