CONSUMIDOR, VOCÊ CONHECE SEUS DIREITOS?

consumidor-direitos
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é uma das leis que existe para proteger o consumidor antes, durante e depois de realizar a compra de um produto ou serviço.

Eis abaixo alguns direitos que você precisa conhecer:

 

1. Recebi um panfleto com uma oferta e agora a loja não quer vender pelo preço do anúncio. Isso pode?

A loja deve fazer um anúncio de forma clara contendo valor, prazo de validade da oferta e forma de pagamento. Dentro deste prazo a loja está obrigada a cumprir exatamente o que foi anunciado ao consumidor.

2. A loja pode limitar a quantidade de itens por pessoa quando faz uma oferta?

Essa limitação é possível para que o maior número de consumidores possa ser beneficiado e, também, para evitar que pequenos fornecedores comprem mais barato e revendam mais caro ao consumidor.

 

3. Encontrei um produto vencido no mercado. Posso levar o produto de graça?

O Código de Defesa do Consumidor garante o direito da troca do produto ou da devolução do dinheiro. A lei não fala em levar o produto de graça. No entanto, em São Paulo existe uma campanha do PROCON em conjunto com a APAS chamada de “de olho na validade”. Nela, os supermercados aderentes à campanha dão aos consumidores um produto idêntico ao vencido de forma gratuita.

 

4. O produto que eu quero não tem preço. Posso levar pelo preço do produto mais próximo?

Não. Mesmo quando o produto não está etiquetado, não possui código de barras ou não possui preço na gôndola, ainda assim não é possível levar o produto de graça ou pelo valor do produto mais próximo. Em todas as lojas deve existir uma “listagem de preço” que deverá ser informada ao consumidor. Contudo, o PROCON pode ser informado e a loja multada.

 

5. Encontrei um produto com 2 valores diferentes. Qual devo pagar?

Nesse caso, o consumidor deve levar o produto pelo preço mais barato, por ser mais benéfico a ele.

 

6. Quero comprar no cartão, mas a loja tem um limite mínimo. Sou obrigado a comprar o mínimo?

Não. Uma vez que o fornecedor optou por receber em cartão, não é possível fixar um valor mínimo para a compra e nem cobrar mais caro do consumidor que paga com cartão de crédito.

 

7. Comprei um produto e me arrependi. Posso trocar?

Se a compra foi realizada diretamente na loja, o fornecedor não está obrigado a trocar. O prazo de 7 dias de arrependimento só é válido para compras realizadas fora do estabelecimento comercial, ou seja, pela internet, telefone ou catálogo.

 

8. Posso trocar um produto que comprei na promoção?

Se o produto tiver algum defeito pode, mesmo que na loja tenha a placa informando que não troca produtos em promoção. Precisamos entender duas coisas sobre troca de produtos:
a) se o produto está perfeito, nenhuma loja é obrigada a trocar o produto;
b) se o produto estiver com defeito, a loja deve realizar a troca ou devolver o dinheiro, mesmo que o produto esteja em promoção. Não esqueça que obrigar o consumidor a aceitar um “vale” no valor do produto é proibido.

 

9. Preciso fazer um empréstimo pessoal e o banco só “libera” o dinheiro se eu contratar um seguro. Sou obrigado a fazer o seguro?

Não. Isso é uma situação de “venda casada”, que é proibida por lei. Essa situação deve ser denunciada ao PROCON.

 

10. Qual é o prazo que tenho para reclamar de um produto com defeito?

Se você comprar um produto não durável (roupa, sapato) com defeito, você tem 30 dias para reclamar. O produto será analisado e, constatado o defeito, você poderá escolher entre a troca do produto, um abatimento no preço ou o dinheiro de volta.
Se você comprar um produto durável (celular, TV, geladeira) com defeito, você tem 90 dias para reclamar. O produto será analisado, o fornecedor pode tentar arrumar em 30 dias. Na hipótese de não ser possível o reparo, então você poderá escolher entre a troca do produto, o abatimento no preço ou o dinheiro de volta.

Por fim, lembramos que o PROCON e o Juizado Especial Cível sempre poderão auxiliar nas reclamações.
Se você for usar as redes sociais para reclamar, cuidado com os termos e a forma como é feita a reclamação para não ser processado por causar danos morais a outrem.

 

Deseja saber mais? Temos um time de especialistas para lhe auxiliar nestas questões jurídicas de Direito do Consumidor e em tantas outras que você precisar.

Fique à vontade também para nos enviar e-mail: contato@morellidavila.adv.br.

Aproveite para curtir nossa Fan page e para acompanhar nossas atualizações no Instagram!

Se desejar, entre em contato direto conosco por WhatsApp: http://bit.ly/morellidavilawhatsapp

 

Rolar para cima

ATENÇÃO:

A MORELLI & D´AVILA não se utiliza do WhatsApp para contatar seus clientes solicitando pagamentos via PIX, vez que as operações financeiras com os mesmos são feitas APENAS através de boletos bancários. Portanto, se receber uma mensagem com este teor, desconfie, você pode estar sendo vítima de golpistas se passando por nós! Nesta hipótese, não forneça seus dados nem tampouco faça pagamentos via PIX!

Nossos canais oficiais são:

(19) 99445-0484 e (19) 3232-6188 (recepção)